Quem somos

Minha foto
Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brazil
Isaías 61: 1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. Ministério Constituidos Para Adorar é composto por, Valério (Batera)Gilliard (Guita) Leandro (Baixo) Fabiano (Violão e Voz) Como O Proféta Isaias disse: O Espirito do Senhor está sobre nós, O Próprio Deus nos ungiu e atravéz dessa unção podemos trazer para todo povo de Deus algumas canções vindas do coração de Deus para o meu e o seu coração, sejamos cheios da Shekinah de Deus !!

terça-feira, 24 de maio de 2011

PROCURAM-SE ADORADORES!

Esta notícia corre a mais de 2.000 anos e confesso que me traz uma profunda preocupação. A fonte da notícia vem do próprio Jesus Cristo (Jo. 4:23)  em diálogo com a mulher samaritana.
 Aqui se desenrola uma das mais estranhas e mal interpretadas conversas de todos os tempos, afinal que tipo de procura é esta que ecoa nos albores de cada manhã, desde aquela tarde quente em que o Nazareno pede água para matar sua sede?
Fico pensando: Será que a procura de Deus por alguém que o Adore em espírito e em verdade não tenha chegado ao fim? Afinal o bracejar desta notícia ecoa a um longo tempo!
Talvez o caro leitor esteja se perguntando: Não serei eu este achado, este adorador? Porém antes de respondermos se somos àquele a quem Deus procura, temos que definir o que é Adoração.
Primeiro devemos observar bem o texto (Jo. 4:23). Deus não procura nem pede Adoração. Ele procura adoradores. Não que Ele precise de tais pessoas, na verdade, Deus não precisa de nada e de ninguém, pois Ele é Deus. O apóstolo Paulo afirma isso, quando deixou registrada a seguinte mensagem: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis seus juízos, e quão inescrutáveis seus caminhos! Quem compreendeu a mente do Senhor Deus, ou quem foi seus conselheiros, ou quem deu primeiro a Ele, para que depois possa receber? Porque dele por Ele e para Ele são todas as coisas...”. (Rm. 11:33-36).  Este hino de adoração é uma prova da soberania de Deus!
Por muito e muito tempo, a questão de adoração na igreja ficou presa, ofuscada e cativa por costumes e tradições religiosas. No diálogo acima citado, Jesus Cristo mostra que Adoração não está limitada a um espaço geográfico e muito menos em técnicas litúrgicas ou em rituais, mas sim, está no intimo do espírito do homem. O filósofo Humberto Hoden diz isso quando escreve “Deus está no homem emanente e não homem transcendente”.

Existe certa confusão ao definir adoração, porém não podemos confundí-la com louvor. A palavra louvor, geralmente traduzido no novo testamento, em grego é eulogeo, que tem como significado dizer bem e é daí que vem a palavra elogio em português. Com base nessa definição, louvar a Deus é elogiar o que Ele é e o que Ele fez e faz por nós.
Estes elogios (louvores) podem ser de várias maneiras e de formas diferentes. È possível louvar através do canto (Sl.47:6), de instrumentos musicais (Sl.33:1-3), com palmas (Sl.47:1), com danças (Sl.150:4) , levantando as mãos (Sl.63:4) , com gritos de júbilo (Sl.35:27). Quando elogiamos (louvamos) a Deus, há libertação, restauração, justificação e pecados são perdoados.
 Acima citamos apenas alguns tipos de louvor, mas faça igual ao apóstolo Paulo: “louvarei ao Senhor em novidade de espírito” (Rm. 7:6).  Crie outras maneiras de louvar a Deus.
Bom, já definimos o que é louvor, agora Adoração, é algo muito mais profundo. Não vou aqui estabelecer parâmetros de estudos teológicos, me aprofundando nos comparativos simbólicos do tabernáculo de Davi, no Antigo Testamento com a Adoração para nossos dias. Contudo, quero deixar registrado que é sim de grande importância este estudo de comparação dos símbolos estabelecidos por Deus a Davi em relação à Adoração, porem aqui, quero trazer algo mais prático ao querido leitor.
O termo grego para a palavra Adorar é proskunein, que significa beijar. Em inglês, a palavra Adoração é worship, que vem de uma raiz lingüística, cujo significado é amar demasiadamente, desenfreadamente, no mais íntimo relacionamento.
Quando pesquisei e vi que adorar a Deus é beijar, comecei a entender melhor o que Jesus Cristo disse a mulher samaritana: Deus está à procura de pessoas que Ele possa ter intimidade, relacionamento, pois não há nada mais íntimo do que o beijo.
Deus, através deste beijo (adoração), quer revelar todos os seus segredos ao adorador.  No livro de Jeremias 33:3 onde se lê “Clama”, Deus está dizendo “Adore a mim e vou te revelar todos os meus segredos que estão ocultos”. Percebo que preciso conhecer mais e mais este Deus e noto que sem conhecimento é impossível chegar a Plena Adoração.  Acabo desembocando em certa seqüência lógica, o Conhecimento me traz a Revelação, o Louvor me traz a Expressão e a Adoração me faz mergulhar no íntimo Relacionamento com Deus.
Caro leitor, com isto concluo que mais que uma procura, Deus está propondo um relacionamento diário com você, de profundas revelações e intimidade com Ele. O Adorar é um ato incondicional, se você está triste,Adore, está alegre, Adore, com saúde, Adore, doente, Adore, com fartura, Adore, na escassez, adore. Seja qual situação que você se encontrar, continue Adorando, pois quando o proskunein (beijar) acontece, sua fé é renovada, acontece cura, família é restaurada, a prosperidade bate em sua porta e sentimentos são vivificados.
O que podemos responder ao Caçador de Adoradores (Deus) sobre seu convite é exatamente o que diz um louvor muito conhecido “... acha em mim um verdadeiro Adorador, com vestes de louvor, quero contemplar teu rosto, ó Pai...”.
Pr. Miguel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário